NOTÍCIA | Iminência do colapso da Pac-12 dá início à nova fase do realinhamento

Realinhamento não para nunca. Mas poucas vezes ela foi tão intensa quanto nas últimas 72 horas.

Na terça-feira, o comissário da Pac-12, George Kliavkoff, finalmente revelou aos membros remanescentes todos os detalhes da proposta para o contrato de TV da conferência a partir de 2024. Embora os detalhes não tenham sido divulgados, acredita-se que a melhor oferta tenha sido feita pela Apple, que planeja exibir a maioria dos jogos via streaming.

Vários jornalistas relatam que o fato de ser uma proposta predominantemente baseada no streaming, e não na TV linear, torceu o nariz de alguns dirigentes, reforçando ainda mais a sensação de fragilidade da conferência. A receita média anual por escola estaria na faixa de US$ 20 milhões, com a possibilidade de receitas extras a depender do desempenho de assinaturas.

A decisão final sobre a aceitação ou não dos termos da proposta foi adiada, deixando no ar toda espécie de especulação sobre novas debandadas de membros da conferência, especialmente de Arizona.

Uma reunião executiva entre os dirigentes da escola foi marcada para a noite de hoje e especula-se que uma eventual mudança para a Big 12 esteja na pauta.

Enquanto isso, foi revelado também que a Big Ten está trabalhando a possibilidade de fazer uma nova expansão sobre 2 ou 4 membros da Pac-12. Dois cenários estariam sendo considerados: adicionar apenas Oregon e Washington; ou trazer também Stanford e Cal.

Como se não houvesse caos suficiente, na tarde de ontem, quarta-feira, os dirigentes de Florida State subiram o tom contra a ACC. O recado foi claro: ou a conferência promove uma reforma no sistema de distribuição de receitas, a fim de destinar à universidade uma fatia maior do que programas menores recebem, ou FSU vai considerar seriamente deixar a ACC.

Com os novos supercontratos de mídia recentemente assinados por SEC e Big Ten, cresceu o medo de que programas grandes da ACC percam competitividade ante o enorme gap de receitas entre as conferências. A ACC está presa a um contrato com a ESPN até 2036 e já está defasado.

Conclusão, quatro das cinco conferências da Power 5 estão atualmente envolvidas no drama do realinhamento.

Fontes: Yahoo Sports, The Athletic e ESPN.

TAGS: , , , , , , , , ,

Receba todas as atualizações em seu e-mail